|
>> Colunistas > Coluna das Meninas - OMBUDSMAN 08.03.12 - A Reencarnação do Mito Desconstruido Publicado em: 12 de março de 2008, 16:36:47 - Lido 2468 vez(es) .------------------------------------------------
Acid diz que é preciso prestar mais atenção no vampirismo entre os encarnados, não só entre os desencarnados.
Maísa complementa: "Ninguém corre mais perigo de assédio ou vampirismo (roubo de energias), só por se projetar no astral. (...) O que determina se alguém vai ou não ser assediado ou vampirizado por um obsessor espiritual não é o fato de estar no corpo físico ou fora dele, mas a qualidade da sua sintonia, ou seja, dos seus pensamentos, emoções e sentimentos, nas 24h do dia, inclusive dormindo".
* REENCARNAÇÃO POR "ARQUÉTIPOS"
O prof. Enki complementa, indo bem além da reencarnação: dá também grandes relatos de vida, e nos fala sobre Sat Chit Ananda, Maya e Chakras. Vale a pena ler.
Lázaro fala da boa surpresa que teve com alguns padres filósofos, que compreendem Jesus como um mito, sem invalidar sua religião. "Algo certamente eles viram" para manterem-se cristãos. Se mitos se provam "(...) tão verdadeiros quanto a Bíblia, o Tao Te King e a Filosofia; então a religião de muitos também é mito, e ainda assim não modifica nada a função transcendente da crença, e muito menos invalida qualquer conhecimento do divino instransferivelmente adquirido pela experiência interior".
Jaime pergunta: "Que já sabemos do quanto a mente pode transcender, beleza. Mas onde fica o porto seguro? O que teoricamente não poderia ser questionado?"
Lázaro esclarece: "Se você quer enfrentar as marés, não existe o tal 'porto seguro'. E quando houver, será o que você fizer. O objetivo de navegar NÃO É parar de navegar, é a própria viagem em si".
Fabio complementa a mensagem de Tolomelli e nos fala um pouco sobre as idéias transcendentes de Kant, na sua "Crítica da Razão Pura": "O conhecimento através da tua experiência se dá pelos teus sentidos. Só que o conhecimento que ele chamou de puro, não tem nada a ver com o primeiro, ao contrário independe dele. Está num local que ele chamou de a priori, é antes da sua e da minha experiência. E aí tá o problema, o conhecimento puro não pode ser conhecido pelos nossos sentidos!"
Este livro de Kant pode ser baixado na área de arquivos da Voadores:
Sobre a metáfora inicial do Lázaro referente a "não parar de navegar", Rogerio Marcus insiste: "Tudo isso também não é um mito? O mito de uma época que já viu e estudou muitos mitos?"
Lázaro complementa: "Sim e não, pois esse é o mito da transcendência. Somos o único ser que, para realizar o que é, precisa ir além do que é. Por isso temos religiões, filosofia, ânsia científica, livros sagrados. Por isso qualquer povo deixado isolado numa ilha, 1000 anos depois estará cultuando deuses e fazendo cultos. Não é algo cultural, e sim INERENTE à condição humana, queira-se ou não."
O debate continua nessa semana.
* FRASES
"Daria tudo que sei pela metade que ignoro" "Medir o 'não-sei' é como dizer-se ateu em relação a Deus." "Há vida antes, durante e depois do Caos" "A filosofia é a terra de ninguém entre a ciência e a teologia, exposta a ataques de ambos os lados."
Somos Todos Um Só,
Equipe de Ombudsman -- Coluna das Meninas - OMBUDSMAN meninas@voadores.com.br
|